Denuncias e Fraudes no E-commerce

Fraude no E-commerce?

Hoje em dia todo mundo esta cansado de saber que segurança em e-commerce é não só essencial como já é básico ao abrir uma nova loja na internet, e como explica o Post da Marisa Viana, não basta só comprar um selinho de segurança, você terá que realmente configurar seu e-commerce para que ele realmente fique seguro de ataques, além de passar credibilidade aos seus clientes, saiba mais no post do André Mathias como evitar golpes e dores de cabeça!.

Mas o que é preciso se atentar, é que por mais que sua loja, esteja com todo tipo de certificações e protegida de todo tipo de ataque, o que você irá fazer se sua loja for plagiada ou clonada? Parece irrealidade, mas isso acontece. Lembrando que existe diferença nestes dois casos.

Quando sua loja é clonada, significa que ela é idêntica à sua, usando inclusive o mesmo nome, modificando pouca coisa o domínio, isso faz com que clientes fieis a sua marca, e outros novos impactados pelo seu marketing seja atraídos por essa loja clone, irão efetuar a compra, onde provavelmente não receberão seu (leia mais) …

produto, deixando assim sua indignação na rede, dizendo que sua marca é duvidosa. Pois para o cliente, a loja clone é sua, neste caso, sua loja é fraudadora, levando toda credibilidade e investimentos para o buraco.

E quando sua loja é plagiada?! Isso acontece quando outro lojista usa um nome similar, porem, com a mesma identidade visual, é o que mais se vê na internet, e confunde muito o novo cliente, como ele só viu 1 ou 2 vezes a sua loja, ele não conhece bem a sua estratégia de campanhas e mudanças de visual, o que pode acontecer é que o cliente ache que a loja plagio é a sua loja de verdade e acabe comprando nela.

Um Exemplo Real:

Essa é uma loja que existe a 7 anos online e 35 anos de empresa, e já tem uma credibilidade solida no mercado.

lojasmm.com fraude ecommerce loja

Porem, recentemente outro lojista, por incrível que pareça plagiou com a mesma identidade visual e um nome similar:

 lojasmm.com fraude loja ecommerce

 

O que acontece neste caso? É que muitos clientes se confunde entre as marcas,  e podem acabar saindo prejudicados. (estou usando um exemplo, pode não ser este caso mostrado)

O que fazer quando isso acontece com sua loja?

No Brasil, ainda há poucos órgãos especializados em crimes pela Internet.

1º Solicite ao Google a remoção por violação dos direitos autorais.
https://www.google.com/webmasters/tools/dmca-notice?pli=1&&rd=1

2º Acione a Polícia Federal por meio de um endereço eletrônico criado especificamente para este fim: [email protected].

3º Registre um boletim na SaferNet – Crimes Contra os Direitos Humanos na Internet: http://www.safernet.org.br/site/denunciar

4º Denuncie no Departamento Central de Investigação e Acção Penal
https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/

5º Abra um boletim de ocorrência em alguma das delegacias.
Já há delegacias que cuidam desses assuntos. De qualquer forma, é conveniente registrar um boletim de ocorrências na delegacia mais próxima, que encaminhará o caso aos setores especializados:

Confira o telefone de algumas delas:

 

Espírito Santo
Polícia Civil – Núcleo de Repressão a Crimes Eletrônicos (NURECCEL)
Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 2290, Bairro Santa Luiza, Vitória/ES
CEP: 29045-403
O Núcleo funciona do edifício-sede da Chefia de Polícia Civil, ao lado do DETRAN.
Telefone: (0xx27) 3137-2607
E-mail: [email protected]

Goiás
Polícia Civil – Divisão de Repressão aos Cibercrimes (DRC) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC)
Av. Atilio Correa Lima, S/N, Cidade Jardim, Goiânia/GO
CEP:74425-030
Fones: (0xx62) 3201-1140 / 3201-1150 / 1144 / 1145 / 1148 / 1151 Denúncia: 197
E-mail: [email protected]

Minas Gerais
Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (DEICC)
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2855 – Bairro Carlos Prates
Belo Horizonte – Minas Gerais
(ao lado da estação de Metrô Carlos Prates)
Fone : 31-3212-3002

Paraná
Polícia Civil – Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber)
Rua José Loureiro, 376, 1º Andar, sala 1, Centro, Curitiba/PR
CEP: 80010-000
Telefone: (0xx41) 3323 9448
E-mail: [email protected]

Rio de Janeiro
Polícia Civil – Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)
Endereço: Rua Professor Clementino Fraga, nº 77, Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro/RJ CEP: 20230-250
Telefone: (0xx21) 3399-3200/3201 ou 2242-3566
E-mails: [email protected] / [email protected]

São Paulo
Polícia Civil – 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos – DIG/DEIC
Avenida Zack Narchi,152 – Carandiru, São Paulo/SP
CEP: 02029-000
OBS: Próximo à antiga detenção do Carandiru, próximo ao Center Norte, estação do Carandiru
Telefone: (0xx11) 2221-7030
E-mail: [email protected]

Existem também algumas cartilhas de Segurança na Internet que vale a pena conferir.

O procon de São Paulo lançou recentemente na internet uma lista de sites não recomendados:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf

Lembrando que se você efetuou uma compra e perdeu o dinheiro, você deve ir ao procon de sua cidade para reivindicar sua perda.

Com essas dicas fica fácil se proteger e denunciar, mas cuidado, tenha certeza de que realmente é plágio ou clone, pois é crime você denunciar em falso.

Tem mais alguma duvida? Então me mande um e-mail: [email protected]

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